Prestigiada pelo poder público e pela iniciativa privada, a Ficons 2024 tem suas metas alcançadas - Sinduscon PE

09/09/2024 - Sinduscon-PE

Foram quatro dias intensos para a cadeia produtiva da construção civil, cujo epicentro no Norte e Nordeste do país se consolidou, nesse período, na XIII Feira Internacional de Materiais, Equipamentos e Serviços da Construção – Ficons, sediada no Centro de Convenções de Pernambuco. O resultado de muito network, exposição de produtos e lançamentos para o mercado local foi a superação de metas estipuladas não só pela organização da feira, liderada pelo Sinduscon-PE, entidade realizadora, como também por diversos expositores.

A Ficons atraiu para o pavilhão de 17 mil m² ocupados pelos 130 estandes desde a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras – Cehab, Paulo Lira, e a secretária do Recentro, da Prefeitura do Recife, Ana Paula Vilaça, até um público seleto, composto por industriais, construtores, engenheiros, arquitetos e outros profissionais atuantes no setor, e ainda estudantes de áreas afins, que enxergaram no evento uma grande oportunidade para ampliar seus conhecimentos.

“O volume de negócios previsto, de R$300 milhões, seguramente foi alcançado, visto que já na metade do evento tivemos depoimentos de expositores somando quase 80% desse valor”, comentou o presidente do Sinduscon-PE, Antônio Cláudio Couto. De acordo com ele, diversos expositores também haviam declarado terem conquistado as suas metas mensais apenas durante a Ficons. Antônio Cláudio Couto lembrou ainda do potencial de fazer girar a economia do estado em outros segmentos que a Ficons demonstrou. "Tivemos uma grande ocupação hoteleira, movimentação de restaurantes e contratação de diversos serviços motivados pela feira", apontou.

Segundo os dados levantados pela organização, o público visitante registrou uma fatia de 35% vinda de outros estados do Norte e do Nordeste. Já os expositores de origem nordestina dividiram o espaço meio a meio com as indústrias e fornecedoras do Sul e do Sudeste do país, reforçando a marca da Ficons como polo de negócios do segmento construtivo.

A diversidade e assertividade do público foi pontuada pela vice-presidente do Sinduscon-PE, Betinha Nascimento. “De fato tivemos um público muito qualificado, gerando negócios. Diante desse contexto, vários expositores já reservaram seus estandes para 2026”, comemorou ela.

Para o diretor de Administração, Finanças e Patrimônio do Sinduscon-PE, Paulo Wanderley, que integrou o comitê de organização da Ficons 2024, a sensação foi de dever cumprido e de motivação para um evento ainda maior em 2026. “Ficamos felizes com o resultado da feira, que dá realmente muito trabalho para ser concretizada. São quase dois anos de processo e nesta edição em espacial, tivemos um esforço dobrado para recompor a sua pujança”, comentou, aproveitando para agradecer a todos que integraram as equipes de organização, de comunicação e estaf do Sinduscon-PE.

A XIII Ficons aconteceu de 03 a 06 de setembro, das 15h às 21h, e teve o patrocínio Ouro da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – Fiepe, do Governo do Estado de Pernambuco, através da Adepe, e do Governo Federal, através do Banco do Nordeste do Brasil – BNB. Recebeu ainda o apoio do Sindleq e do Sebrae-PE.